quarta-feira, 8 de julho de 2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Culinária.

Na região central da Espanha, temos de cordeiro (cordero) a leitão (cochinello), preparados de maneira artesanal, passando por caças como faisão, perdiz e javali. A paelha, prato típico da região de Valência, é feito á base de arroz e açafrão. As tapas (entradas) usam e abusam do chouriço, além do sem igual presunto de guijuelo.
Da região central também vem o melhor queijo da Espanha - o manchego (que, quando curado, parece bastante com o parmesão) à base de leite de ovelhas criadas na planície de La Mancha, e leguminosas (feijão, grão-de-bico) e lentilha de todas as cores formatos e tamanhos.
Duas sopas, uma para o verão e outra para o inverno, merecem destaque: castellana e gaspacho. São sempre acompanhadas de pães, cujos miolos, refogados com pimentões e bacon.
Nas sobremesas, os doces mais tradicionais são as "yemas de Ávila" (gemas de ovos açucarados), as "almendras garrapiñadas de Alcalá de Henares" (amêndoas confeitadas) e os "marzapãs de Toledo".


Além dessas iguarias, há também puchero, conhecido em todo o mundo, pollo chilindron (frango espanhol) e os lanches: pancho com panchetta (cachorro quente com bacon), tortilla (pastel espanhol) e a bebida sangria (feita com vinho, laranja e água mineral com gás).

Arquitetura.

A arquitetura da Espanha revela a influência dos vários povos que dominaram o país. Alguns aquedutos, pontes e outras edificações dos antigos romanos ainda estão em uso, enquanto ruínas de outros monumentos romanos podem ser vistas em todo o país. Mesquitas (templos) construídas pelos mouros erguem-se em algumas cidades do sul, embora a maioria dessas construções sejam agora igrejas católicas. A enorme catedral de Córdoba foi construída como mesquita no século VIII. Mais de mil colunas de granito, jaspe, mármore e ônix sustentam suas arcadas. Os mouros construíram castelos fortificados chamados alcáçares. O mais famoso é o esplêndido Alhambra, em Granada.



A Espanha tem cerca de 1400 castelos e palácios, incluindo os alcáçeres.
A uma distância aproximada de 16 km do Escorial fica o Vale dos Caídos, outro monumento aos mortos e mosteiro. Os mausoléus encontram-se no inteiror de uma montanha.Cerca de 46 mil mortos durante a Guerra Civil Espanhola estão enterrados nesse local, assim como o corpo do ditador Francisco Franco.



.

A Espanha é um país de grande diversidade, tanto geográfica como cultural, que oferece ao visitante todas as suas paisagens, praias e cidades magníficas. A Espanha, também é característica por sua herança deixada através dos séculos por seus habitantes e conquistadores. As famosas pinturas em cavernas de Altamira, os templos e dutos de água romanos, as estações de água de Moor, mesquitas e fortalezas, castelos medievais e catedrais, palácios barrocos, a arquitetura modernista de Gaudí ou os trabalhos de arte moderna localizados do museu Guggenheim de Bilbao, são algumas das marcas deixadas na Espanha.


População e Costumes.

A grande tradição histórica que levou Espanha à ser um território conquistado e posteriormente um grande conquistador prevalece no caráter da sua gente. Herdeiros de uma cultura que mistura com alegria religiões e ideologias variadas, que se esforçou durante séculos para estabelecer uma unidade, os espanhóis tem desenvolvido um marcado acento hospitaleiro e cordial.
Os espanhóis são primeiro castelhanos, catalães, vascos, andaluzes ou galegos que espanhóis, são primeiro da sua terra que da sua nação, da sua língua regional que do espanhol que lhes orgulha perante o mundo como língua prolífica em beleza poética e narrativa. Este sentido regionalista leva-os a lutar em solidariedade pela conservação das tradições, costumes e história com singular paixão. Cada comunidade, cada província e povoação conservam quase intactas lendas e hábitos da sua época medieval e inclusive da herança romana. Os espanhóis cuidam do seu passado com tanto fervor que o tornam presente em cada celebração, em cada repetição oral ou encenada de seus costumes fazendo uma constante viagem entre o ontem e o hoje.
O espanhol orgulha-se do seu passado, do seu caráter ferrenho e conquistador e das evidências que o tempo e a história deixaram sob seu cuidado na sua geografia.

Cultura.

Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso.
A Espanha tem alguns compositores de estatura mundial, bem como conhecidos cantores de ópera. Os compositores espanhóis de fama mundial incluem nomes como Enrique Granados, Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo.



A música e a dança flamenca surgiram no Sul de Espanha, mais precisamente na Andaluzia. Os ciganos enraizaram-se aqui, tendo desenvolvido a sua cultura na Espanha.















O toureio ou a corrida de touros tem uma enorme importância na cultura espanhola. Foi no século XVIII que se tornou popular.

BANDEIRA DA ESPANHA

Clima.

O clima na Espanha é bem diversificado. É, em grande parte, afetado pela altitude e pelo mar circundante. A Espanha é um dos países mais montanhosos da Europa, estando em contato com o Mar Mediterrâneo e com o Oceano Atlântico. Há também uma grande diferença entre as condições climáticas do Norte e do Sul da Espanha.
~~> Verão:
Os verões espanhóis podem ser muito quentes, especialmente nas regiões mais interiores. As temperaturas médias são, pelo menos, da ordem dos 30 graus Celsius. Durante o Verão, os dias têm uma média de 11 a 12 horas de sol e quase não chove.
~~> Outono:
É muito agradável visitar Espanha no Outono. As paisagens tornam-se verdes, as estâncias de mar ainda estão quentes e as temperaturas médias podem alcançar os 28 graus Celsius. Apenas em Novembro, as temperaturas descem aos 20 graus Celsius.
~~> Inverno:
Durante o Inverno, as temperaturas nas zonas costeiras rondam aproximadamente os 17 graus Celsius. Embora os dias possam ter sol e ter temperaturas amenas, as noites podem ser muito frias. Em direção ao interior, o frio aumenta drasticamente, especialmente nas áreas montanhosas como a de Granada.
~~> Primavera:
A Primavera, uma preparação para o Verão, é verdadeiramente mágica na Espanha. Quando os dias se tornam mais compridos, as temperaturas podem chegar aos 21 graus Celsius no interior do país e aos 24 na costa Sul. Na Primavera, há uma média de 11 horas de sol por dia.

Geografia.


A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico e ao sul com a África, separada apenas por uns 70 quilômetros pelo Estreito de Gibraltar. Mais da metade do país é constituído de planaltos, chamada Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha que possui altura média de 600 metros, onde se destaca a Cordilheira Central.

Dados da Espanha

Área : 505.954 km²
Capital : Madri
População Total : 44,7 milhões (estimativa de 2005)
População Rural : 23% (estimativa de 1998)
População Urbana : 77% (estimativa de 1998)
Densidade Demográfica : 88,39 hab/km²
PIB per Capita : 29,626
IDH : 0,949 (estimativa de 2006)
Expectativa de Vida : Masculina : 74,5 Feminina : 81,5
Mortalidade Infantil : 7 por mil nascimentos
Moeda : Euro
Idioma : Espanhol (oficial); Basco; Galego; Catalão
Hora Oficial : +4